Friday, December 02, 2005

Vida inteligente no universo

Uma das famosas frases do escritor inglês Arthur C. Clarke é : "Toda tecnologia suficientemente avançada é indistinguível de mágica." Uma adaptação interessante para tal idéia é: "Todo ser extra-terrestre suficientemente avançado é indistinguível de Deus".
Um dos programas de busca se inteligência extraterrena mais conhecidos é o chamado seti at home, que utiliza os computadores de usuários da internet do mundo inteiro, para fazer cálculos de análise de sinais recebidos pelo grande radio-telescópio de Arecibo, em Porto Rico. Até agora, apesar de haver vários sinais interessantes sendo analisados, nenhuma conclusão definitiva foi obtida.

Qualquer alternativa sobre a questão da existência ou não de inteligências extraterrenas no universo seria assustadora. A prova da existência de inteligências muito superiores à nossa iria mudar nossa concepção do lugar do homem no universo, colocando-nos num lugar muito mais insignificante do que aquele que já nos havia posto Copérnico.  Uma prova da não existência de outras inteligências no universo, além da humana, seria ainda mais assustadora, pois além de nos colocar numa posição de tremenda solidão cósmica, nos daria uma responsabilidade para a preservação da vida, que talvez nãosaibamos como assumir.

Sobre a questão da existência ou não de ETs, o famoso físico italiano Enrico Fermi, opinou da seguinte forma: seres extraterrenos inteligentes não existem, ao menos na nossa galáxia.
Se existissem, já teriam tido tempo suficiente para lançar-se ao espaço e colonizar toda a galáxia. Nós mesmos, com somente 300 anos de ciência moderna já começamos a exploração espacial. Como os ETs não estão entre nós, argumentou Fermi, eles não existem.

O cientista computacional belga Hugo de Garis tem outro argumento: seres extraterrestres são abundantes no universo. Já tendo passado de suas fases biológicas, são agora máquinas nanotecnológicas ou formas de energia super-inteligentes e não tem interesse em se comunicar conosco, seres quase infinitamente inferiores. Seriam deuses desinteressados de nós.

0 Comentários:

Post a Comment

<< Home