Tuesday, May 01, 2007

Aflotoxinas e micotoxinas

Um dos problemas mais graves dos países subdesenvolvidos é o relacionado com a contaminação de alimentos por substâncias chamadas aflotoxinas que é uma variedade de uma família de substâncias tóxicas produzidas por fungos, denominada micotoxinas. Já foram classificadas pelo menos 100 espécies de fungos que produzem micotoxinas.

Os fungos que produzem as micotoxinas geralmente se desenvolvem em alimentos estocados em locais com condições de temperatura e umidade inadequados, com pouca ventilação. Os fungos, no entanto, também se desenvolvem em cuturas atacadas por pragas, ou cujos grãos forma muito danificados na colheita.Por serem quimicamente muito estáveis não é muito fácil eliminá-las através de controle de temperatura ou por aplicação de outros produtos químicos.

Micotoxinas são mais comumente associadas a amendoim, milho, arroz, sementes de algodão, frutas secas, nozes, temperos, óleos vegetais crus, sementes de cacau, assim como leite e laticínios provenientes de gado que ingeriu ração contaminada. Estudos em animais mostram que as aflotoxinas estão entre os mais potentes carcinogênicos do fígado conhecidos.

O câncer de fígado é um importante problema de saúde pública mundial, sendo o quinto mais comum no mundo, causando em média 500 mil mortes por ano. As taxas de incidência em países subdesenvolvidos variam entre 2 a 10 vezes as dos países desenvolvidos. 76% dos casos são registrados na Ásia. Os fatores de risco mais importantes para o câncer de fígado são a exposição aos vírus das hepatites B e C, assim como o consumo de aflotoxinas. No entanto, não há dados suficientemente precisos e consistentes que permitam o estabelecimento de padrões mundiais. Eles variam muito de um país a outro. Por exemplo, no Canadá e Estados Unidos, a quantidade máxima de aflotoxinas em alimentos prontos para o consumo é de 20 partes por bilhão. França e Holanda estabeleceram 4 ppb, enquanto que na Índia é 30 ppb.

Embora a correlação entre o consumo de aflotoxina e câncer no fígado, para indivíduos saudáveis seja desconhecida, estudos da Organização Mundial de Saúde têm mostrado que o risco de câncer de fígado devido à exposição à aflotoxina aumenta aproximadamente 30 vezes em indivíduos portadores do vírus da hepatite B. Isso implica que efeitos consideráveis na redução do câncer de fígado seriam obtidos através do estabelecimento de níveis mínimos de aflotoxina admissíveis em alimentos. No entanto, tal política não pode ser facilmente implementada. Os altos índices de contaminação de aflotoxina, assim como uma incidência de exposição à hepatite B ocorrem justamente em regiões da África e Ásia onde há escassez de comida. Alguma redução na exposição a micotixinas poderia ser obtida através da melhoria dos métodos de plantio e estocagem, adotando-se práticas modernas, incluindo pesticidas, e adsorventes químicos. No entanto, isso seria demasiado caro para economias tão pobres. A Organização Mundial de Saúde concluiu que o melhor método para reduzir o alto índice de câncer em países subdesenvolvidos é o estabelecimento de programas de vacina contra hepatite B. Exemplos de sucesso desse programa em países com alta exposição à aflotoxina ocorreram na Coreia e em Taiwan.

Para a avicultura os efeitos das aflotoxinas mais conhecido do que em humanos, devido à sua relevância econômica imediata. Na criação de frangos, a contaminação de ração com aflotoxinas está intimamente relacionadas à imunossupressão, levando a baixas respostas vacinais e ao surgimento de doenças diversas. Além disso, elas provocam doenças hepáticas como infiltração gordurosa e manchas hemorrágicas em músculos como coxa e peito. Além disso, em formas mais amenas causam perda do ganho de peso, retardo na maturação sexual e a diminuição na produção de ovos. Por tal razão, o controle de qualidade da ração animal em avicultura industrial tem se tornado mais rigoroso nos últimos anos, embora o problema ainda seja comum no Brasil. Além de perdas econômicas significativas ao avicultor, a ingestão de ovos e de carne de frango contaminados também afeta a saúde humana. Em frangos contaminados, os estudos revelaram que as micotoxinas encontram-se presentes principalmente no sangue e no fígado.

Uma solução para o problema das micotoxinas nos grãos ou na ração animal propriamente dita, pode ser encontrada na pesquisa de produtos adsorventes, que inibem a ação tóxica dessas substâncias. Já são comercializados produtos que são empregados em grãos contaminados. Tais medidas, entretanto são muito caras, elevando bastante o preço do produto final. As melhores alternativas consistem na prática de uma agricultura e avicultura que minimize o aparecimento de micotoxinas nos grãos e na ração animal .

Informações adicionais:


0 Comentários:

Post a Comment

<< Home